xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Coleção Dina Faria


Há cerca de um mês, recebi um e-mail de Vera Gerusa de Faria (que eu não conhecia) dizendo que sua mãe (falecida há cerca de 5 meses), Sra. Dina Faria, possuía uma coleção de xícaras e que ela gostaria de doá-las. Para minha alegria, Gerusa achou meu blog na net e queria saber se eu estava interessada. Claro que sim ... depois de uma troca de mensagens, ela disse que viria de São Paulo a Piracicaba me trazer as xícaras. Imaginem, além de doar as xícaras ainda viria trazê-las pessoalmente!
 
 
Combinamos uma data e sábado passado (30 de agosto), perto das 11h, chegou Gerusa, acompanhada de seus dois cachorrinhos (Tula e Tobi) com uma enorme caixa plástica cheia de xícaras e pires. Convoquei a família para receber o presente comigo e foi uma “farra”! Começamos a despejar as xícaras sobre a mesa da sala. Felipe foi nosso fotógrafo nesta fase, mas resolvemos ir almoçar primeiro. Lá fomos todos degustar um delicioso peixe na beira do Rio Piracicaba (coitadinho do nosso rio ... quase seco).   

Na volta para casa, depois de um cafezinho (que não poderia faltar), começamos todos a trabalhar para tirar as xícaras da caixa, arrumando tudo sobre a mesa da sala. A partir daí a Adriana, minha fotógrafa oficial, passou a registrar os momentos de brincadeiras e alegria enquanto tentávamos juntar cada xícara a seu pires e a mesa foi ficando cada vez mais cheia.
 
Não conseguimos juntar todos neste dia, pois a Gerusa precisava voltar a São Paulo. Ela se foi pouco depois das 17h e a partir daí fiquei trabalhando sozinha.  
Concluindo o trabalho no domingo à tarde, verifiquei serem os seguintes os números de peças doadas: 131 conjuntos de xícaras e pires (provenientes do Brasil e exterior, lembranças de cidades, restaurantes e empresas onde D. Dina esteve); 18 canequinhas brasileiras; 8 canequinhas do exterior (Portugal, EUA, Alemanha, Canadá, Espanha);  5 miniaturas; 24 xícaras sem pires e 8 pires avulsos. 
 
Foi um dia muito gostoso, não só pelo presente, mas, e principalmente, por esta nova amizade que, tenho certeza, agora existirá entre minha família e Gerusa. Qualquer dia desses vou a São Paulo visitá-la e espero que ela volte logo para passarmos mais tempo juntos.
Muito obrigada, Gerusa!  A partir de agora, quando postar uma xícara desta coleção, ela estará devidamente batizada de “Coleção Dina Faria”, como uma homenagem àquela que as colecionou com tanto carinho.

Um comentário:

  1. Olá Irene.
    Estou que não me aguento. Quando abri seu link e vi a foto de mamãe, tão linda, você contando toda a nossa curta e incrível história, como em um diário, como nos conhecemos. Não tenho palavras. Estou muito emocionada. Não sei nem o que dizer. Apenas muitíssimo obrigada.
    Obrigada pela recepção sua e de sua família, tão calorosa.
    Obrigada pelo carinho com que todos me trataram. Me senti como se estivesse em minha casa reunida com minha família.
    Obrigada ao "Marreco", tão gentil mostrando-me seu delicado trabalho e me presenteando com as caixinhas (que já estão sendo usadas).
    Obrigada, enfim, pelo privilégio de tê-los conhecidos e saber que estamos iniciando uma grande amizade.
    Quero muito que vocês todos venham me visitar, conhecer a minha casa, para eu poder tentar retribuir todo o carinho que encontrei em seu lar.
    Um grande abraço, bem apertado, em todos.
    Toby e Tula mandam "lambeijos" para todos, pois também foram carinhosamente acolhidos por vocês.
    Beijos amiga.
    Gerusa

    ResponderExcluir