xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Xícara holandesa inspira criação de uniforme no Paraguai

 
Segundo  reportagem de 2013 do jornal ABC Color, do Paraguai, a  camisa da equipe do Olímpia, time vice-campeão do torneio Libertadores da América, foi inspirada em uma xícara de chá. A faixa que enfeita a camisa surgiu como uma ideia do fundador do clube, William Paats, que, ao chegar à América, lembrou que a sua mãe colocou uma xícara de chá na sua bagagem, que também servia para tomar sopas. Essa xícara era branca e tinha uma faixa preta e lhe trazia recordações do seu país de origem, a Holanda.
A história foi contada por Óscar Paats Melián, filho de William Paats, a seus filhos e netos.
Vale lembrar que William Paats era professor de educação física e é uma espécie de Charles Miller do Paraguai. Chegou com a família em Assunção em 1894, então com 18 anos. É considerado o pai do futebol paraguaio, tendo fundado o Olimpia, o primeiro clube de futebol do país., em 25 de julho de 1902. Em uma viagem a Buenos Aires, comprou uma bola e levou ao Paraguai. Ele começou a ensinar futebol aos seus alunos e o futebol logo virou um esporte praticado por muitos. Também fundou a Liga Paraguaya. 
Conta a família Paats  que em uma viagem à Holanda, em 1908, William Paats mandou fazer os uniformes inspirados na xícara e trouxe na sua viagem de volta, doando ao clube. Antes, o clube jogava com camisas e shorts inteiramente pretos, com o nome do clube escrito em branco no peito. 
A xícara usada como referência para a camisa do Olimpia se mantém conservada sob os cuidados do bisneto de William Paats, William Paats Martínez, que é quem assegura a sua autenticidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário